sexta-feira, 13 de julho de 2012

Antonio Cândido e o socialismo

Apesar de divergências pontuais com o gigante intelectual chamado Antonio Cândido, recomendo a todos os poucos leitores que passam por este blogue que leiam, na íntegra e com muita atenção, a muito boa entrevista que esse grande crítico literário concedeu a Joana Tavares, do muito bom sítio do Brasil de Fato.

Logo abaixo (em letras no estilo itálico) destaco algumas partes de sua entrevista que provocam a irritação ou a concordância resignada de quem as lê, de acordo com o pensamento e a ideologia do leitor, podendo provocar, inclusive, a satisfação sarcástica de defensores do sistema capitalista que não compreendam a profundidade dos dizeres do crítico literário.

"O senhor é socialista?

Ah, claro, inteiramente. Aliás, eu acho que o socialismo é uma doutrina totalmente triunfante no mundo. E não é paradoxo. O que é o socialismo? É o irmão-gêmeo do capitalismo, nasceram juntos, na revolução industrial. É indescritível o que era a indústria no começo. Os operários ingleses dormiam debaixo da máquina e eram acordados de madrugada com o chicote do contramestre. Isso era a indústria. Aí começou a aparecer o socialismo. Chamo de socialismo todas as tendências que dizem que o homem tem que caminhar para a igualdade e ele é o criador de riquezas e não pode ser explorado. Comunismo, socialismo democrático, anarquismo, solidarismo, cristianismo social, cooperativismo... tudo isso. Esse pessoal começou a lutar, para o operário não ser mais chicoteado, depois para não trabalhar mais que doze horas, depois para não trabalhar mais que dez, oito; para a mulher grávida não ter que trabalhar, para os trabalhadores terem férias, para ter escola para as crianças. Coisas que hoje são banais."

Meu pensamento sobre a passagem supra é a de que o socialismo verdadeiro não é uma doutrina triunfante no mundo atual, pois se assim o fosse, não estaríamos mergulhados na barbárie, e as conquistas referidas estão muito aquém do necessário para que os seres humanos vivam dignamente. Aliás, ainda no mundo atual, há um risco eminente de que retornemos à época do capitalismo vigente em grande parte dos países do mundo em que tais conquistas elementares e aquém do necessário sequer eram imaginadas.

"Eu releio. História, um pouco de política... mesmo meus livros de socialismo eu dei tudo. Agora estou querendo reler alguns mestres socialistas, sobretudo Eduard Bernstein, aquele que os comunistas tinham ódio. Ele era marxista, mas dizia que o marxismo tem um defeito, achar que a gente pode chegar no paraíso terrestre. Então ele partiu da ideia do filósofo Immanuel Kant da finalidade sem fim. O socialismo é uma finalidade sem fim. Você tem que agir todos os dias como se fosse possível chegar no paraíso, mas você fizer essa luta, você cai no inferno."

Não conheço o pensamento de Eduard Bernstein, por isso não vou posicionar-me, mas talvez neste trecho, por tratar-se de questão filosófica, eu até concorde com o eminente crítico literário.

Para este espaço só posso destacar um e outro trecho, pois os direitos autorais pertencem ao sítio Brasil de Fato para o qual coloquei um link a fim de que a entrevista seja lida na íntegra.

Provavelmente Antonio Cândido não se inclua entre os que são chamados de socialistas científicos, fortemente alinhados ao pensamento marxista-leninista. Foi essa a impressão que tive ao ler a entrevista pela primeira vez. Apesar disso,  as fortes reprovações que este grande intelectual da crítica literária dirige ao sistema capitalista precisam ser lidas, relidas e apreendidas.

Quanto a seu pensamento com relação ao socialismo que vigeu na Rússia e na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, prefiro continuar lendo e pesquisando muito sobre o tema, apesar de minhas graves limitações de tempo e, de certa forma, de recursos para tal.

Aos poucos que passam por meu blogue e oxalá leiam algumas linhas dos textos que aqui coloco, peço que acessem o link logo abaixo, ou, se preferirem, digitem em algum sistema de busca as seguintes palavras-chave: "O socialismo é uma doutrina triunfante" e "Brasil de fato".