segunda-feira, 21 de março de 2011

Redução da pobreza apenas em termos estatísticos

Houve uma entrevista com o prof. Evilásio Salvador, da Universidade de Brasília, reproduzida pelo site Amai-vos, na qual afirma que a redução da pobreza absoluta no Brasil pode ocorrer apenas "em termos estatísticos", mas não no mundo real. O eminente professor afirma que "... a política social não deve se limitar a transferir renda focalizada e com condicionalidades, sem a perspectiva de emancipação das pessoas da condição de pobreza absoluta, para a inserção no mercado e em uma vida autônoma."

E continua: "Se consideramos que aumentar a renda das pessoas de um quarto do salário mínimo para meio salário é suficiente para acabarmos com a pobreza extrema, teríamos resultado estático limitado a uma visão míope de economia e política social." Diz ainda que "Os indicadores tradicionalmente utilizados tendem a desconsiderar a questão distributiva, a distância que separa os ricos dos pobres."

De fato, a pobreza e a miséria não são equacionadas com um acréscimo tão pequeno de renda, ainda mais se considerarmos as necessidades de renda de uma família residente na periferia ou nas áreas degradadas do centro de muitas cidades de porte grande e médio, e, de igual modo, sendo focalizada em grupos de pobres e miseráveis e não abarcando a sua totalidade. Tampouco há esperança de equacionamento desses flagelos sociais sob uma ideologia que despedaça, através das privatizações, terceirizações e choques de gestão, o pouco e precário que ainda existe de serviços prestados pelo Estado (assistência à saúde, educação, assistência social, previdência e outros) às populações pobres, miseráveis e até de classe média.

O professor Evilásio destaca, entre outros fatores, o sistema tributário brasileiro - e, imagino, o de repasse para os preços de produtos e serviços do que é pago pelas grandes  e médias empresas, bancos, agroindústrias e outros na forma de impostos - como regressivo, pois incide muito mais sobre os produtos e serviços consumidos pelos mais pobres do que sobre o patrimônio, consumo e renda dos mais ricos.

No final deste texto consta um link para a entrevista do referido professor, publicado no jornal Folha de São Paulo e reproduzida no site Amai-vos sob o título de "Redução da pobreza pode ocorrer só em estatística". Para os que prefirirem acessar o texto utilizando-se de buscadores da internet (Google, Yahoo e outros), digitem nos espaço buscador dos mesmos a palavra-chave "Redução da pobreza pode ocorrer só em estatística", e em seguida digitem o nome do prof. Evilásio Salvador.


Redução da pobreza pode ocorrer só em estatística


0 comentários: